Bola pesada ou bola “de campo”?

01Nobres, usamos uma bola nova, da Adidas. É society, igual às da Penalty que adotamos desde o começo do racha no Marieta. Porém, é nítido que a criança é bem mais pesada. É mais próxima de uma bola de futsal, enquanto as da Penalty são mais semelhantes às bolas de campo. Quicam mais.

Eu que gosto de bater de longe pro gol, pra isso prefiro as mais leves, pegam mais efeito, etc. Mas é inegável que com a bola pesada o jogo ficou mais técnico, bola no chão, e a danada é infinitamente melhor de dominar. Nosso campo é pequeno.

Gostaria de saber a opinião de quem jogou sábado, valendo muito também a opinião dos goleiros. O Lapa já tinha comentado sobre a necessidade de uma bola que quicasse menos.

Victor (bêbado), Lapa (bêbado), Bruno (trabalho) e Glauco (sempre bêbado, mas parece que viajou, sei lá) não jogaram, mas aguardo a opinião pra sábado que vem.

Opinião minha: com a bola pesada o jogo melhorou.

28 Respostas

  1. falou tudo… a nova é melhor… quem não gostou é pq tá muito acostumado com a outra, logo acostuma.

    vlw!

  2. Ficou meio estranho jogar com essa bola mais pesada. É nítido que precisa bater com mais força e fica mais complicado de arrematar de longe. Agora vai prevalecer o fino toque, as tringulações e os dribles.

  3. Presidente,

    Muito boa essa bola nova, favorece o domínio, não fica pererecando e não tem muito bate rebate.

    Favorece quem sabe jogar….

    Valeu!!!!

  4. Em relação ao tempo do jogo, tudo vai depender as condições metereológicas.

  5. Acho que foi uma unanimidade pros goleiros que essa bola ficou melhor, amortece mais e vem um pouco mais lenta, facilitando nossa vida.

    Fora isso, acho que a bola nova facilitou o racha tb, facilitando o dominio da galera, toque de bola, etc, os chutes de longe tenho certeza que aos poucos a galera vai pegar o jeito.

    Só pra registrar, teve um jogo q o tempo já tinha esgotado, e como sá acaba com a “próxima bola fora”, a partida só acabou com 1’40” depois do tempo, ou seja, essa bola nova permite um melhor toque de bola e a criança fica mais em campo, evitando aquele bate-rebate e a desagradável sensação de assistir a pelada pelo video taipe, onde a bola não ficava 27 segundos em campo.

  6. Já faz tempo que os fabricantes de bola produzem bolas mais leves, e em todos os campeonatos os primeiros a chiarem sobre a bola são os goleiros, pois sempre alegam que elas estão muito leves e assim dificultam a defesa, pois elas mudam a direção e chegam mais rápidas ao gol, sempre privilegiando o artilheiro, o nosso caso é o oposto, a bola é pesada, quase não quica e chega mais devagar ao gol, o que agrada aos goleiros. Discordo que o domínio da bola mais pesada seja melhor, é mais fácil dominar uma bola leve, tanto é assim que a tendência mundial é nesse sentido, concordo que com o tempo todos acostumam com o peso e talvez nem falemos mais nisso, mas que eu prefiro a bola mais leve prefiro sim. Esta é a minha opinião que talvez seja voto único da galera.

  7. Tenho minhas dúvidas do fato da bola pesada dar mais facilidade de domínio, que o diga os praticantes de Futebol Freestyle. Não sei quanto pesa estas bolas, provavelmente não são pesadas, alguém poderia pesquisar, tentei saber e não consegui.

    O peso de uma bola de futebol de campo varia de 410 a 450 gramas, segundo alguns testes feito pelo Inmetro as bolas pesam:

    Adidas = 420,1
    Diadora = 430,1
    Jaguar = 421,6
    Nike = 434,8
    Penalty = 445,9
    Topper = 425,5
    Umbro=446,3
    Wilson = 427,2
    A nossa nova bola Adidas parece ter o peso máximo de 450g ou mais que isso.

  8. A bola nova é uma maravilha para o toque de bola e o domínio. O fato de ser mais pesada ajuda muito. O lado ruim é o chute à distância, mas que, com certeza, é pura falta de costume. O chute colocado pareceu mais adequado do que a porrada, que antes funcionava.

    No próximo racha acho que todos já pegarão melhor nela. Por mim tá aprovada tb.

  9. 1-Os comentários do Saulo sempre são esquisitos…

    2-Eduardo, acho que é mais sensação de peso, porque ela amortece. Tanto que uma bola de salão tem 500g, apenas 50g a mais que uma bola de campo, e parece chumbo. E só lembrando, a nossa bola é feita pra society.

    Eu entrevistei um moleque que disputa o campeonato da red bull de freestyle, e testei a bola que eles usam. É bem macia mesmo, mas é pra fazer embaixada e ficar parando a bola na testa. Quero ver dominar um lançamento!

    3-Perceberam que aumentou a quantidade do bom e velho chute de bico?

  10. O chute de bico vai ser eficiente apenas com o “estilo” Romário no contrapé do goleiro.

  11. Caros! Não joguei no sábado pois na sexta foi meu aniversário, mesmo sendo guerreiro ( ja´larguei mulher na barra e vim de ônibus, lembram dessa história) não havia a mínima condição de estar presente.
    Não experimentei a bola nova mas como o presidente salientou, recentemente comentei a necessidade de uma bola mais pesada por conta do domínio. Mas o q me chama atenção são dois:
    1- Saulo, “fino trato” não é o seu estilo de jogo!
    2- Eduardo, nem sabia q jaguar tinha bola pensei q só fabricassem carros!

    Esse é o Marieta F.C

  12. Será q o eduardo quis dizer puma!

  13. Eu pensava que a Wilson só fabricasse linguiça e salame……

  14. Eu morri em um naufrágio

  15. É legal termos um tema para discutir e opinar, vendo o que todos tem a comentar sobre ele, isto só tem a acrescentar no entrosamento de todos. Como disse antes, daqui a pouco nem vamos lembrar do peso da bola, estávamos acostumados a bolas mais leves, também sou favorável ao chute mais colocado do que a força. Marcelo é Jaguar mesmo, está no site do Inmetro. Fabinho, somente se somar a sensação ao costume, só sensação acho que não é, todos sentiram o peso comparado as bolas anteriores. O fato que mais me intrigou não foi nem o peso em si, mas é que ela quica quase igual as antigas e pequenas bolas de futebol de salão (hoje futsal), ou seja, quase nada. Sei que o peso influência no quique da bola, mas achei estranho, talvez só a primeira impressão, depois passa.

  16. 5 Questões:

    1 – acho que o mesmo fator que ajuda no dominio é o que ajuda nas defesas dos goleiros, a bola é pesada, mas não é dura, na porrada eu percebi que ela absorve mto o impacto, o que faz com o q ela não “fuja” nem do dominio dos jogadores, nem “fuja” das defesas dos goleiros em 2 tempos. (uffa, eu sinceramente estava mto preocupado com a quantidade de “roupa” que eu estava batendo, fazendo juz ao apelido FH, agora já tenho em quem colocar a culpa)

    2 – o chute de bico não será só no estilo Romario não, pelo menos neste sabado os unicos gols que tomei de fora da área foram de bico, e vou te falar, qdo pega na veia só da tempo de esquivar e ouvir o ventinho passando.

    3 – um deles não consegui esquivar e tomei uma senhora porrada na cara, apesar do susto, pelo fato da bola amortecer o impacto eu não senti nada, só raiva do Henrique de ter dado uma bicuda naquela distancia, hehehe

    4 – Estou pra comprar uma luva nova, com uma espessura de espuma maior, já q a minha já esta no pano desde a 3 vez q usei, então, com luva nova e com essa bola. é melhor voces treinarem mto essas bicudas pq vou ficar instransponivel.

    5 – pra bola ser considerada apta pro jogo society, e pela regra da federação brasileira de futebol society, a medição se dá largando a bola de uma altura (acho que 1 metro) e ela não pode ultrapassar uma outra determinada altura no primeiro quique (acho que 40 cm do chão – sei lá tem q ir conferir). E isso é pro Fut-7 o futebol society brasileiro, num campo maior, no nosso campo que era uma quadra de futsal, acho que a nova bola esta perfeita. Não é a toa que é ADIDAS, patrocinador oficial do TRICOLOR

  17. Na próxima semana com essas dicas de Marcelão, teremos mais facilidade em marcar gols. Isso é questão de adaptação…

  18. o importante eh ter bola pq eu vo chegar cheio de vontade!

    soh vejo por aki o esporte da bola oval!
    nao aguento mais fut americano!

    saudades de geral ai

  19. saudades de você também

  20. Não tive paciência pra ler tudo, mas todos sabem da minha simpatia maior pelo futsal. Enquanto frangu…, digo, goleiro, acho que fica mais rápida do que o outro modelo (que inegavelmente pega mais efeito). Para quem está no gol, ambas oferecem prós e contras. Mas ainda prefiro a mais pesada (apesar de doera mais quando pega na cara ou no badalo).
    Mas é inegável que com a bola pesada o jogo ficou mais técnico, bola no chão, e a danada é infinitamente melhor de dominar. Nosso campo é pequeno“.

  21. Trabalhei no Cabofriense x Fluminense e fiquei atrás do gol. Experimentei a bola do jogo, essa Penalty nova que só tem oito gomos. É espetacular. Sábado, na hora da cervejinha, os moleques lá do Marieta tavam jogando com uma réplica dela. Apesar de ser de campo, ela não quica muito.

    Como a Penalty ainda não vende a bola de jogo, só vende réplica, vou tentar conseguir uma com o pessoal da Ferj. É toda reforçada e texturizada pra não escorregar. Show de bola.

  22. Ficou atrás do gol do Flu ou da Cabofriense? Na primeira opção foi mais emocionante, né….hahahahahahahah

  23. Não teve vontade de dar um tiro no jaílton!!!!!!!!

  24. Não, o Saulo me irritou tanto no sábado que nem o Jailton tirou a paciência.

  25. O Jaílton desta rodada foi Fabinho. Errou tudo e merecidamente foi apelidado pelos companheiros do marietão com louvor.

  26. Falta um post com duas canetas.

  27. esse imail é d+ gostei! quero velo de novo as vezes

  28. nun e atoa q a bola de futsal e mais pesada ne??

Deixe um comentário

